Municípios
BALANÇO
Prefeitura de Alagoinha do Piauí apresenta gastos com a COVID-19
Administração frisou que apresentou dados reforçando a transparência e desmentindo informações disseminadas de forma inverídica
Da Redação - 05/06/2020
Foto/ Cidades na Net

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, na administração do prefeito Jorismar Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde detalhou e prestou contas a cerca de gastos com a saúde do município.

Após várias tratativas de pessoas do grupo político de oposição através de redes sociais pelo aplicativo whatsapp, denunciando que o município recebeu milhões em recursos destinados apenas para o combate Covid-19, a administração municipal apresentou dados, reforçando a transparência e desmentindo informações, as quais foram disseminadas de forma inverídica pelos opositores.

A secretária de Saúde de Alagoinha, Amélia Sá, reafirma compromisso em contribuir e prestar quaisquer esclarecimentos para com a população.

“Reafirmamos nosso compromisso em manter a transparência e prestar quaisquer esclarecimentos para a população. O que não aceitamos é aproveitar o momento para fazer política. Reitero que até o momento o município não gastou todo o dinheiro destinado para a Covid-19”, esclareceu a secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí.

Prestação de contas

As contas apresentadas são referentes ao primeiro quadrimestre de 2020 – janeiro, fevereiro, março e abril – que informa todos os recursos repassados pelo governo federal.

O recurso repassado ao município desde janeiro até abril é de R$ 1.731.955,94 (Hum milhão setecentos e trinta e um mil, novecentos e cinqüenta e cinco reais e noventa e quatro centavos).

O montante oriundo do Fundo Nacional de Saúde é destinado para atender a Saúde do Município que gerencia a Unidade Mista de Saúde, além de todos os programas relacionados à saúde física e sanitária, tais como: Estratégia de Saúde da Família (ESF), Agente Comunitário de Saúde (ACS), Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), Programa Nacional de Imunizações (PNI), Programa Saúde na Escola (PSE), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Programa de Saúde Bucal (PSB), Pré-Natal, Projeto Bem Viver, entre outros.

Os recursos repassados além de contemplar os programas são também distribuídos para custeio das despesas com material hospitalar, medicamentos, combustível, transporte, material de expediente, material de limpeza e todos os custos logísticos e operacionais para manutenção do sistema.

“Os recursos acima listados são também utilizados para pagamento de pessoal, ou seja, todos os prestadores de serviços (efetivos e contratados) são mantidos com os recursos recebidos pela Saúde”, explica a Secretaria Municipal de Saúde.

Recursos para combate à COVID-19

Quanto aos recursos relacionados ao combate à pandemia da COVID-19, embora haja uma sinalização do governo federal em ajudar os municípios com um Auxílio Financeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí informa que até o mês de abril de 2020, o município recebeu um total de R$ 162.634,64 (cento e sessenta e dois mil, seiscentos e trinta e quatro reais e sessenta e quatro centavos) e que o valor citado está na composição da planilha acima.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade