Saúde
SETEMBRO AMARELO
Hospital Regional Justino Luz lança campanha remota de prevenção ao suicídio
Psicólogos foram treinados para atendimento à distância
Da Redação - 10/09/2020
Foto/ Reprodução

Este mês é marcado pela campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e propor um diálogo aberto sobre o tema, buscando assim reduzir o número de casos. Com o tema “HRJL a favor de você”, as coordenações de Humanização e Comunicação elaboraram uma campanha remota este ano, tendo em vista o distanciamento social por conta da pandemia da covid-1

A campanha SETEMBRO AMARELO – “HRJL a favor de você” acontecerá pelo Instagran do Hospital Regional Justino Luz com vídeos falando sobre a prevenção ao suicídio, visando  desmistificar os tabus em cerca do assunto.

Nesta quinta-feira, 10 de setembro onde se comemora o dia “D” de conscientização a prevenção ao suicídio, acontecerá um minuto de apoio dentro da unidade de saúde com os colaboradores e pacientes.

O psicólogo Moisés Nascimento explica como será e pede o empenho de todos, afinal estamos falando em ajudar a salvar vidas. “Por conta do distanciamento social idealizamos essa campanha de uma forma remota, sem contato físico, mas sempre preocupados com a prevenção ao suicídio. Então às 11h da manhã desta quinta-feira (10) vamos parar por um minuto para dizer ao nosso colega de trabalho a importância da vida dele para nós. Estarei com vocês pelo sistema de som do hospital e contamos com a participação de todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes.”

O ato será às 11h da manhã, dentro do Hospital e os colaboradores poderão participar de onde estiverem em seus setores.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou o Projeto Conectados à Vida que realiza o atendimento psicoterapêutico online aos profissionais de saúde da gestão estadual que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Através da plataforma www.conectadosavida.com.br os profissionais de saúde podem ter acesso a salas de atendimento virtual de maneira gratuita e sigilosa.

Os psicólogos foram treinados para atendimento à distância. Para que isso aconteça, basta o profissional de saúde acessar a plataforma, clicar no link “profissional sesapi”, colocar login, senha e CPF. A partir daí, ele será direcionado para uma sala de atendimento virtual.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde –OPAS mostram que no Brasil cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos, estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e /ou abuso de substâncias.

Com o isolamento social em tempos de pandemia da covid-19, os cuidados para os riscos de suicídio devem ser redobrados.

Assessoria de Imprensa HRJL

Facebook
Publicidade