Polícia
OPERAÇÃO PARADOXO
Empresas de Picos e duas Prefeituras da Região são alvos de Operação da PF e da CGU
Investigações da Polícia Federal apontaram irregularidades em procedimento licitatório bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão
Da Redação - 15/12/2021
Foto/ Reprodução
O nome da operação (Paradoxo) é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos

Com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários da cidade de Picos e servidores públicos dos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagraram a Operação Paradoxo na manhã desta quarta-feira (15).

Ao todo a 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí expediu nove mandados judiciais de busca e apreensão que foram cumpridos, nas três cidades, por 25 Policiais Federais e três Auditores da CGU.

A PF informou que a Operação Paradoxo visa apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, onde as investigações mostraram repasses vultosos de valores de empresas sediadas em Picos para agentes púbicos vinculados a municípios dessa microrregião.

Já foram apuradas irregularidades em procedimento licitatório que resultou na vitória de uma das empresas investigadas, bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão.

Conforme a Polícia Federal, os repasses, diversas vezes, ocorreram nas mesmas datas dos pagamentos realizados às empresas relativos a obras e serviços executados nos municípios envolvidos.

"Além disso, restou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de pessoas interpostas com a finalidade de promover a lavagem do dinheiro obtido com a prática dos crimes", destacou a PF.

O nome da operação (Paradoxo) é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.

Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal do Piauí

Facebook
Publicidade