Saúde
SAÚDE
Sindicato pede à Sesapi dentistas nos hospitais do Piauí
Atualmente, o atendimento do profissional acontece nos hospitais estaduais das cidades de Parnaíba, Floriano, Picos e Oeiras
Da Redação - 06/04/2022
Foto/ Ccom
O cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente ambulatorial e hospitala

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, recebeu nesta quarta-feira (6) a visita do Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí, Sérgio Pires e membros da diretoria da entidade. O gestor da saúde também é odontólogo. Durante a visita, os membros do sindicato solicitaram do secretário a implantação do serviço de buco-maxilo-facial em todos os hospitais do estado.

Atualmente, o atendimento do profissional acontece nos hospitais estaduais das cidades de Parnaíba, Floriano, Picos e Oeiras. Segundo o secretário de saúde, para que todo o estado seja beneficiado pelo serviço, será necessária a presença deste profissional nos hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato.

O cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente ambulatorial e hospitalar, por isso, tem amplo conhecimento sobre os traumas de face, patologias maxilofacias, cirurgias necessárias para as correções das deformidades da face, distúrbios da articulação têmporo-mandibular entre outras atuações.

O presidente do sindicato também conversou com o gestor da saúde sobre a importância de ter um dentista dentro da UTI. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o paciente tem cinco a dez vezes o aumento do risco de contrair infecção. Como os pacientes estão impossibilitados de manter uma higienização bucal adequada, necessita do suporte de um profissional dentista para esta tarefa.

De acordo com o secretário, as bactérias presentes na boca podem ser aspiradas e causar pneumonias de aspiração. ”A pneumonia é uma infecção debilitante, em especial, no paciente imunocomprometido como o oncológico”, explica o gestor. O secretário esclarece que já existe um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa.

Ccom

Facebook
Publicidade