Polícia
K9 TITAN
Polícia Civil de Picos agora conta com cão farejador
Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio ganhou o NOC (Núcleo de Operações com Cães)
Da Redação - 27/04/2022
Foto/ Reprodução TV Picos Canal 13
Cão de 03 anos da raça Pastor Alemão tem formação em detecção de drogas, armas e munições

A Polícia Civil de Picos, através da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL), apresentou nesta quarta-feira (27), a sociedade picoense uma importante aquisição no combate a criminalidade.

E não se trata de nenhum armamento de última geração, um veículo futurista ou mesmo um aparelho eletrônico de tecnologia de ponta, mas sim um instrumento infalível capaz de encontrar o mais improvável esconderijo de drogas, armas e munições: um cão farejador.

O K9 Titan, um cão de 03 anos da raça Pastor Alemão, foi adquirido no Canil do Hugo Ribeiro, no Estado do Goiás, que é o maior da América Latina, após solicitação do delegado da DHTL, Agenor Ferreira Lima Júnior, prontamente atendida pelo Poder Judiciário do Estado do Piauí, pelo Ministério Público do Estado do Piauí, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí e pela Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí.

“Junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público se levantou os recursos, a Secretaria de Segurança e a Delegacia Geral promoveram a construção do canil disponibilizando policiais para a atividade, então desse esforço conjunto a gente apresenta hoje a sociedade de Picos o NOC que é o Núcleo de Operações Com Cães”, informou em entrevista a TV Picos o Investigador da Polícia Civil, Geyffre Santos.

O policial civil acrescentou que o K9 Titan tem formação em detecção de drogas, armas e munições.

“É de extrema importância o uso do cão porque hoje em dia existe uma dificuldade muito grande de encontrar as drogas que ficam escondidas nos lugares mais inusitados possíveis, mas o cão você não consegue enganar ele tem um olfato muito apurado e ele encontra a droga, a arma e a munição, ele localiza”, explicou.

Em Picos, além da Polícia Civil o 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), conta com cães farejadores, três no total: Megan e Guns, treinados para detecção de drogas, armas e munições e K9 Radar, sendo que esse último tem um diferencial em relação aos seus outros dois companheiros de trabalho, foi treinado para encontrar também drogas sintéticas.

Facebook
Publicidade