Nacionais
EDUCAÇÃO
Aluno brasileiro freqüenta mais a escola. Só que não aprende
As metas de aprendizagem são as que mais sintetizam o conceito da qualidade da Educação, pois avaliam se o aluno efetivamente está aprendendo. Integram apenas um dos cinco grande grupos de objetivos estabelecidos pelo movimento.
Portal O Povo - 13/12/2008

<p> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> <meta name="ProgId" content="Word.Document" /> <meta name="Generator" content="Microsoft Word 12" /> <meta name="Originator" content="Microsoft Word 12" /></p> <div align="justify"> <link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWALLY%7E1.FAZ%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C02%5Cclip_filelist.xml" /> <link rel="themeData" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWALLY%7E1.FAZ%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C02%5Cclip_themedata.thmx" /> <link rel="colorSchemeMapping" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWALLY%7E1.FAZ%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C02%5Cclip_colorschememapping.xml" /><!--[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><![endif]--><style type="text/css"> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;} @font-face { panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;} @font-face { panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-"Times New Roman";} .MsoChpDefault { font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-style-parent:""; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-"Times New Roman"; mso-bidi-"Times New Roman";} </style> <![endif]--><span>Apenas 27,9% dos alunos da 4&ordf; s&eacute;rie do ensino fundamental aprenderam, em 2007, o conte&uacute;do adequado para sua s&eacute;rie em L&iacute;ngua Portuguesa. Na 8&ordf; s&eacute;rie, somente um a cada cinco estudantes entendeu a mat&eacute;ria. Esses s&atilde;o alguns resultados do relat&oacute;rio divulgado ontem, em S&atilde;o Paulo, pelo Movimento Todos Pela Educa&ccedil;&atilde;o. Se quiser atingir as cinco metas propostas pelo projeto, o pa&iacute;s vai precisar investir mais em a&ccedil;&otilde;es que promovam a melhoria da qualidade do ensino.Segundo o levantamento, apenas 50% das metas de aprendizagem foram alcan-&ccedil;adas e, se esse ritmo for mantido, a maior parte dos estados n&atilde;o alcan&ccedil;aria a maioria dos indicadores estimados. O Paran&aacute; est&aacute; entre os estados que tendem a n&atilde;o atingir esses &iacute;ndices. O movimento defende que at&eacute; 2022, 70% ou mais dos alunos devem ter aprendido o que &eacute; essencial para a sua s&eacute;rie. O Todos Pela Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um movimento da sociedade civil, que re&uacute;ne lideran&ccedil;as sociais, educadores, gestores p&uacute;blicos e representantes da iniciativa privada.</span></div> <p align="justify"><span>O fato de mais da metade dos jovens n&atilde;o concluir o ensino m&eacute;dio na idade correta &ndash; no fundamental, o &iacute;ndice chega a quase 40% &ndash; revela que o Brasil est&aacute; longe de garantir um bom fluxo escolar para seus alunos. Wellington de Moraes &eacute; prova disso. Aos 55 anos de idade, o motorista deve terminar o ensino m&eacute;dio, por meio do programa Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), no primeiro semestre do ano que vem. Longe da escola durante mais de tr&ecirc;s d&eacute;cadas, ele retomou os estudos por vontade pr&oacute;pria e tamb&eacute;m estimulou a mulher, Maria de Moraes, de 50 anos, a voltar para a sala de aula.</span></p> <p align="justify"><span>As metas de aprendizagem s&atilde;o as que mais sintetizam o conceito da qualidade da Educa&ccedil;&atilde;o, pois avaliam se o aluno efetivamente est&aacute; aprendendo. Integram apenas um dos cinco grande grupos de objetivos estabelecidos pelo movimento. S&atilde;o eles: 98% das crian&ccedil;as e jovens de 4 a 17 anos devem estar na escola; toda crian&ccedil;a deve estar plenamente alfabetizada at&eacute; os 8 anos de idade; 77% dos alunos devem ter aprendizado de acordo com a sua s&eacute;rie; 95% dos alunos devem ter ensino m&eacute;dio conclu&iacute;do at&eacute; os 19 anos de idade; e os investimentos em educa&ccedil;&atilde;o devem atingir no m&iacute;nimo 5% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica at&eacute; 2010 e mant&ecirc;-lo at&eacute; 2022.</span></p> <p align="justify"><span>Pela primeira vez foi estabelecido de forma clara que n&iacute;vel de profici&ecirc;ncia em leitura e matem&aacute;tica se espera dos alunos brasileiros. A medida &eacute; feita por meio do porcentual de alunos que alcan&ccedil;am desempenhos no Saeb/Prova Brasil superiores a uma escala preestabelecida nas disciplinas de Matem&aacute;tica e L&iacute;ngua Portuguesa alcan&ccedil;ada pelos alunos de 4&ordf; e 8&ordf; s&eacute;ries do ensino fundamental e do 3&ordm; ano do ensino m&eacute;dio.</span></p> <div align="justify"><span>A passos curtos - Apesar dos n&uacute;meros alarmantes, houve pequena melhora em dois anos. Entre 2005 e 2007 aumentou o n&uacute;mero de alunos do ensino fundamental com conhecimento adequado &agrave; sua s&eacute;rie. Mas os resultados obtidos foram suficientes apenas para alcan&ccedil;ar as metas estabelecidas para 4&ordf; e 8&ordf; s&eacute;ries do ensino fundamental em Matem&aacute;tica. Em 2007, quando a meta era de 29%, 27,9% dos alunos da 4&ordf; s&eacute;rie do ensino fundamental aprenderam o conte&uacute;do adequado para sua s&eacute;rie em L&iacute;ngua Portuguesa. Na 8&ordf;, esse valor chegou a 20,5%, quando a meta era de 20,7%. No ensino m&eacute;dio, o esperado para 2007 era 23,5% e o resultado obtido foi de 24,5%.</span></div> <p align="justify"><span>Diario do Povo</span></p> <p>&nbsp;</p>
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