Geral
EDUCAÇÃO
Seduc realiza primeira formação do Programa Palavra de Criança 2013
A formação está acontecendo através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura em parceria com o Unicef
Ascom - 10/04/2013

O Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura em parceria com o Unicef, realiza nesta terça (09) e quarta-feira (10), no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, através do Programa Palavra de Criança, a formação gerencial dos coordenadores municipais do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Todos os 224 municípios do Piauí foram convidados a participar da ação.

A secretária da Educação interina, Helena Rosendo, destacou que um dos eixos de gestão do Governo do Piauí na área de Educação, é a alfabetização na idade certa. “O foco do programa Palavra de Criança é fortalecer a atuação dos coordenadores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para que as crianças em todos os 224 municípios do Piauí estejam alfabetizadas nos três primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental. Isso mostra o interesse do governo do estado em trabalhar com os municípios”, destaca.

De acordo com Rui Aguiar, Gestor de Programas do Unicef, a meta do órgão com esse programa é apoiar o processo de municipalização do Ensino Fundamental dando condições aos municípios de garantirem o direito de aprender a todas as crianças a partir da alfabetização na idade certa.

Rui destaca entre os pontos positivos desde a implantação do programa, a introdução da cultura da avaliação sistemática da provinha Brasil e a atenção individualizada das crianças no processo de avaliação. “Temos observado que em vários municípios que acompanhamos, desde 2008, os resultados são expressivos e isso é resultado de uma mudança na gestão pedagógica”, explica.

“O Programa Palavra de Criança foi à semente do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O programa piloto nasceu no Piauí através do Palavra de Criança e deu tão certo que foi transformado em programa nacional através do Pnaic”, explica, Nemone Pessoa, Coordenadora de Programas Institucionais da Seduc.

Segundo ela, o Palavra de Criança é resultado de uma parceria entre a Seduc, Unicef e o Instituto ProBem, uma instituição contratada pelo Unicef para fazer a qualificação dos coordenadores municipais. Essa é uma ação atrelada ao Pnaic (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), mas que é de iniciativa do Governo do Piauí qualificar os coordenadores municipais.

Durante a abertura do encontro, a coordenadora do Pnaic do município de Dirceu Arcoverde, Maristela Café, apresentou os resultados daquele município desde a implantação do programa. “Quando iniciamos o trabalho, em 2008, o diagnóstico inicial denunciava que 65% das crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos eram analfabetos. Em 2010 tínhamos chegado a alfabetização de 80% dessas pessoas. O Palavra de Criança veio fortalecer a presença da família na escola e somar com nossos esforços e contribuiu muito com o município de Dirceu Arcoverde”, explica. 

Facebook
Publicidade