Municípios
SELO UNICEF
Santana do Piauí recebe certificação do Unicef
O prefeito Ricardo Gonçalves e o secretário de Educação, Antônio Umbelino, ficaram ao lado da pequena Maria Janaina da Silva Rodrigues.
Jailson Dias - 20/08/2013

Uma delegação santanense recebeu na manhã desta segunda-feira (19/08), em evento realizado no auditório da Associação Comercial de Picos (ACINPI), a certificação do Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF) que atesta a qualidade do programa “Palavra de Criança” desenvolvido no município.

A delegação era encabeçada pelo prefeito Ricardo José Gonçalves, contando com a participação do secretário de Educação Antônio Umbelino, do coordenador do programa professor Arnaldo Rocha, além de professoras e estudantes recém alfabetizados. No Piauí, apenas 21 dos 180 municípios cadastrados foram contemplados com esse reconhecimento.

Diferentemente do que geralmente ocorre em um evento como esses, não foi montada uma mesa de honra, enfatizando a importância da alfabetização das crianças que compareciam a solenidade. Antes da entrega dos certificados o grupo cultural Orion, nome da constelação do caçador, encenou uma peça teatral que explicava ter sido o Palavra de Criança inspirado no sentimento de solidariedade de uma criança chamada Keila que escreveu uma carta em que lamentava o triste fato de seu amigo, Israel, ainda não saber ler e escrever.

O representante do Unicef e oficial para a educação do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Andava com o microfone pedindo às crianças, que usavam devidamente as fardas de suas escolas, que fizessem a leitura dos slides onde constava os passos do programa. Todos, sem exceção, demonstraram estar “afiados”, lendo tranquilamente o que lhes era pedido, atestando que o programa tinha atingido a sua finalidade.

O prefeito Ricardo Gonçalves e o secretário de Educação, Antônio Umbelino, ficaram ao lado da pequena Maria Janaina da Silva Rodrigues, 10, aluna da Escola Municipal Mariano André de Barros, no momento em que está fazia a leitura da carta em que pedia ao gestor que continuasse a manter o incentivo pela educação santanense com intuito de alfabetizar todas as crianças. “Quero pedir aos senhores e professores que ajudem meus colegas a ler e escrever”, finalizava a sua carta.

Ricardo se disse emocionado com a demonstração da pequena Janaina. Ele parabenizou os professores santanenses pelo bom trabalho, reconhecendo as dificuldades que as crianças pobres do semiárido têm em continuar na escola. “Parabenizar a todos os professores que estão no dia a dia na sala de aula e fazem acontecer, eu sou professor e participo disso, da arte de educar”, declarou.

Santana do Piauí fez a adesão do programa “Palavra de Criança” ainda na gestão passada, do ex-prefeito Valdenilson Dias Borges, e seguiu no desenvolvimento desse programa, validando as suas ações, e cuja qualidade foi reconhecida agora com essa premiação do Unicef.

Facebook
Publicidade