Saúde
DOAÇÃO DE SANGUE
Ministério da Saúde amplia a idade máxima para doadores de sangue
O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que amplia em dois milhões o público potencial de doadores
Lana Krisna - 20/11/2013

Na próxima segunda-feira, 25 de novembro será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e o Hemocentro Regional de Picos já está com tudo pronto para realizar uma campanha de doação que se estende até o dia 29 do mesmo mês.
 
“Vamos comemorar não só o Dia do Doador, mas a Semana do Doador de Sangue realizando uma campanha festiva com doação de camisetas e brindes para os nossos doadores”, afirma Dr. Waldemar Júnior, Coordenador de Campanhas do Hemocentro de Picos.
 
Normalmente o Hemopi de Picos recebe por mês entre 250 e 300 doadores, a expectativa para o mês de campanha é de 400 doações. Dr. Júnior acrescenta que nem sempre esse número é suficiente, levando em conta que o Hemocentro não atende apenas a população de Picos, mas de toda macrorregião. Em virtude desta realidade também foram realizadas campanhas em outros municípios ao longo do ano, como Simplício Mendes, Bocaina, Inhuma e Itainópolis.
 
“Com as campanhas de massificação e o apoio da imprensa local nós temos conseguido um número razoável de doação, até maior do que o percentual nacional, mas precisamos entender que não trabalhamos apenas com a população de Picos, mas com toda uma macrorregião e que sangue tem validade, por isso precisamos ser criativos e a cada mês ter novas ideias para fazer com que o doador volte ao nosso hemocentro”, acrescenta.
 
Outra novidade é que O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que amplia em dois milhões o público potencial de doadores. A atual faixa etária para doação era de 16 a 67 anos. 

Você sabia?
Que um homem pode doar sangue a cada dois meses e uma mulher a cada três meses.
Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Os grupos sanguíneos com o fator RH negativos são os mais raros, logo os que mais faltam nos hemocentros.
Doar sangue não apresenta nenhum tipo de risco para o voluntário, pois o procedimento é feito apenas com materiais descartáveis.
Existe um teste rápido que aponta se a pessoa está apta ou não para doar sangue.
Facebook
Publicidade