Municípios
PAQUETÁ
Paquetá coloca alfabetização das crianças entre as prioridades do município
Atualmente Paquetá do Piauí conta com 1.087 alunos matriculados nas escolas municipais, estudando do infantil até o 9º ano.
Ascom - 26/06/2014

Paquetá do Piauí foi um dos municípios piauienses que aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para tanto, os professores da rede municipal vêm passando por um processo continuo de capacitação, realizado através da Universidade Federal do Piauí.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética, que exige um ensino sistemático e problematizador; O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos durante o processo de escolarização, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; Conhecimentos oriundos das diferentes áreas, que devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; A ludicidade e o cuidado com as crianças nos processos de ensino e de aprendizagem.

Para atender aos requisitos do programa, os professores que atuam entre o primeiro e terceiro ano do ensino fundamental devem passar por outra capacitação até o dia 14 de junho, quando serão retomadas as aulas na rede municipal de educação.

Atualmente Paquetá do Piauí conta com 1.087 alunos matriculados naa escolas municipais, estudando do infantil até o 9º ano.

Facebook
Publicidade