Geral
DEFESA CIVIL
Defesa Civil lança programa que fortalecerá as políticas de proteção civil em Picos e macrorregião
As ações serão desenvolvidas na seca e no período chuvoso para diminuir os ricos e aumentar a qualidade de vida da população
Da Redação - 26/08/2023
Foto/ Ccom

A Secretaria de Estado da Defesa Civil em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, lançou na última sexta-feira (25), o “Picos Resiliente “, um conjunto de iniciativas com objetivo de fortalecer a política de proteção civil, não apenas no município, mas em toda a macrorregião.

A solenidade ocorreu na Camara Municipal, com o lançamento das ações integradas da Defesa Civil, voltadas para a gestão das políticas de monitoramento e prevenção de riscos e desastres.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, conta que foram apresentadas ações em 4 eixos:  institucional, comunitário, educativo e de prevenção e resposta. “Tudo para fortalecer a política de proteção civil nessas regiões da faixa sertaneja, que sabemos que são impactadas pela estiagem, barragens, e que requerem uma atenção especial em relação à riscos e desastres”, diz.

Segundo Werton, tratam-se de projetos pilotos. “O Picos Resiliente é uma parceria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), de Picos, que contempla ações na forma de pilotagem, são inéditas. Além disso, fortalecemos nossa parceria com a Sermah na construção de um mapa de risco para essa região, ainda no sentido de prevenir riscos e desastres”, ressalta.

Para o prefeito de Picos, Gil Paraibano, a cidade irá se tornar referência em organização e estratégia de contenção de riscos, por meio da parceria firmada entre a Defesa Civil Municipal e a estadual do Piauí. “O projeto ‘Picos Resiliente’, desenvolverá uma nova dinâmica de proteção e gerenciamento de riscos e controle socioambiental para nossa cidade. Além disso, as ações serão desenvolvidas para atender as necessidades trazidas tanto pela seca, quanto pelo período chuvoso para diminuir os ricos e aumentar a qualidade de vida para todos”, contou o gestor.

Ccom

Facebook
Publicidade