Geral
EDUCAÇÃO
Câmara aprova mudanças em programas nacionais de educação
O principal objetivo das mudanças ocorridas nos três programas é ampliar a cobertura aos alunos desde a creche até o ensino médio,
Agência CNM - 10/11/2008

<p> <meta content="text/html; charset=utf-8" http-equiv="Content-Type" /> <meta content="Word.Document" name="ProgId" /> <meta content="Microsoft Word 12" name="Generator" /> <meta content="Microsoft Word 12" name="Originator" /></p> <div align="justify"> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List" /> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="themeData" /> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="colorSchemeMapping" /><!--[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><![endif]--><style type="text/css"> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;} @font-face { panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-"Times New Roman";} .MsoChpDefault { mso-bidi-"Times New Roman";} .MsoPapDefault { margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-style-parent:""; line-height:115%; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif";} </style> <![endif]-->A C&acirc;mara dos Deputados aprovou nesta semana o Projeto de Lei 1659/2007 que amplia os programas nacionais de Alimenta&ccedil;&atilde;o Escolar (Pnae), Transporte Escolar (Pnate) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Com a medida, os alunos de toda a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica passam a contar para o c&aacute;lculo da distribui&ccedil;&atilde;o dos recursos seguindo a l&oacute;gica de financiamento existente desde a cria&ccedil;&atilde;o do Fundo de Manuten&ccedil;&atilde;o e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valoriza&ccedil;&atilde;o do Magist&eacute;rio (Fundeb). &nbsp;&nbsp;</div> <p align="justify">O principal objetivo das mudan&ccedil;as ocorridas nos tr&ecirc;s programas &eacute; ampliar a cobertura aos alunos desde a creche at&eacute; o ensino m&eacute;dio, e em casos espec&iacute;ficos ser&aacute; admitido o repasse de recursos para escolas filantr&oacute;picas e comunit&aacute;rias conveniadas com o Poder P&uacute;blico.&nbsp;</p> <div align="justify">A merenda escolar beneficiar&aacute; os alunos do ensino m&eacute;dio, al&eacute;m da educa&ccedil;&atilde;o infantil e do ensino fundamental que j&aacute; s&atilde;o contemplados pelo programa. Estima-se que sejam beneficiados cerca de 8,2 milh&otilde;es de alunos a mais com um custo de aproximadamente R$ 362 milh&otilde;es ao ano, caso o PL seja aprovado no Senado.&nbsp;</div> <div align="justify"> <p>No transporte escolar, que atualmente atende apenas os alunos de 1&ordf; a 8&ordf; s&eacute;rie, ser&atilde;o inclu&iacute;dos os alunos da educa&ccedil;&atilde;o infantil e do ensino m&eacute;dio. Est&aacute; previsto o atendimento a 1,1 milh&atilde;o a mais de crian&ccedil;as e jovens com um investimento em torno de R$ 103 milh&otilde;es por ano. Por sua vez, o PDDE estender&aacute; o repasse de recursos &agrave;s escolas de toda a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, inclusive as de educa&ccedil;&atilde;o especial.&nbsp;</p> </div> <div align="justify">Para o presidente da Confedera&ccedil;&atilde;o Nacional de Munic&iacute;pios (CNM), Paulo Ziulkoski, incluir os alunos da educa&ccedil;&atilde;o infantil no atendimento dos programas federais, especialmente do Transporte Escolar, &eacute; uma reivindica&ccedil;&atilde;o antiga dos munic&iacute;pios, em que historicamente t&ecirc;m assumido praticamente sozinhos o transporte de seus alunos e dos alunos das escolas estaduais, sem ter os recursos necess&aacute;rios para tal responsabilidade, apesar de&nbsp;ser suplementar o apoio financeiro da Uni&atilde;o.&nbsp;</div> <div align="justify"> <p>O substitutivo do PL 1659/2007 incorporou o texto do PL 2877/2008 e, com sua aprova&ccedil;&atilde;o na C&acirc;mara por meio do substitutivo apresentado pelo deputado Nazareno Fonteles (PT/PI), a mat&eacute;ria segue para o Senado Federal.</p> </div> <div align="justify">&nbsp;</div> <p><strong>Conhe&ccedil;a as principais mudan&ccedil;as:</strong></p> <div align="justify"> <p>&nbsp;<strong>Pnate</strong></p> </div> <p>* Extens&atilde;o &agrave;s outras etapas da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, al&eacute;m do ensino fundamental.</p> <div align="justify">&nbsp;</div> <p><strong>PDDE</strong></p> <div align="justify">* Inclus&atilde;o de escolas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o infantil e do ensino m&eacute;dio, assim como as de educa&ccedil;&atilde;o especial qualificadas como beneficentes de assist&ecirc;ncia social ou de atendimento direto e gratuito ao p&uacute;blico.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <p><strong>Pnae</strong>&nbsp;</p> <p align="justify">O FNDE poder&aacute; firmar conv&ecirc;nios com entidades representativas de comunidades ind&iacute;genas e quilombolas, sob circunscri&ccedil;&atilde;o de mais de um Munic&iacute;pio. Estados, Distrito Federal e Munic&iacute;pios poder&atilde;o repassar os recursos do Pnae &agrave;s unidades executoras das suas escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica.</p> <div align="justify">No m&iacute;nimo trinta por cento dos recursos financeiros devem ser destinados &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o de g&ecirc;neros aliment&iacute;cios produzidos pela agricultura familiar e pelo empreendedor familiar, com prioridade para os assentamentos da reforma agr&aacute;ria, as comunidades tradicionais ind&iacute;genas e comunidades quilombolas. Ser&aacute; admitida, nesses casos, a dispensa de licita&ccedil;&atilde;o, desde que os pre&ccedil;os praticados sejam compat&iacute;veis com os do mercado local, haja controle de qualidade e sejam obedecidos os princ&iacute;pios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efici&ecirc;ncia da administra&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica.</div> <div align="justify"> <p>O Conselho de Alimenta&ccedil;&atilde;o Escolar (CAE) ter&aacute; nova composi&ccedil;&atilde;o, pois &eacute; retirada a representa&ccedil;&atilde;o do Poder Legislativo e acrescenta a representa&ccedil;&atilde;o dos segmentos da comunidade escolar e amplia a da sociedade civil.</p> </div> <div align="justify">Autoriza o repasse direto de recursos pelo FNDE &agrave;s unidades executoras das escolas, no caso de inadimpl&ecirc;ncia ou irregularidades do Poder P&uacute;blico com rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s normas do programa.</div> <div align="justify"> <p>Privilegia a alimenta&ccedil;&atilde;o saud&aacute;vel e adequada, a inclus&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o alimentar e nutricional no processo de ensino.</p> </div> <p>&nbsp;</p>
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