Aconteceu em Picos
EDUCAÇÃO
Coordenação da SME de Picos promove encontro com gestoras escolares
Assim, em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária, frisou Verônica.
ASCOM - 09/05/2012

<div align="justify"> <p>Aconteceu na manh&atilde; desta quarta-feira (09) na Escola Municipal Padre Madeira de Picos um encontro com gestoras escolares das escolas municipais de Picos e professoras que trabalham com os Programas de Corre&ccedil;&atilde;o de Flux, Se Liga e Acelera Brasil onde contou com a presen&ccedil;a da secret&aacute;ria municipal de Educa&ccedil;&atilde;o, Lu&iacute;sa Martins, al&eacute;m da facilitadora Elisete Rocha da SME e Ver&ocirc;nica Rocha Coordenadora do Programa Corre&ccedil;&atilde;o de Flux.</p> <p>Segundo Ver&ocirc;nica, os programas tem o objetivo de corrigir a distor&ccedil;&atilde;o idade/s&eacute;rie, visando elevar a autoestima de alunos repetentes. De acordo com ela, o programa Se Liga tem o foco voltado para alfabetizar crian&ccedil;as dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda n&atilde;o desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola h&aacute; v&aacute;rios anos. Ao ser alfabetizado, o aluno pode retornar &agrave;s turmas regulares ou frequentar o Acelera Brasil.</p> </div> <div align="justify"> <p>Uma das preocupa&ccedil;&otilde;es do Acelera Brasil &eacute; propor o combate dos baixos n&iacute;veis de aprendizagem que causam a repet&ecirc;ncia de alunos na primeira fase do Ensino Fundamental, oportunizando o sucesso escolar os estudantes com distor&ccedil;&atilde;o idade/s&eacute;rie. Assim, em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necess&aacute;rios para seguir com sucesso sua trajet&oacute;ria escolar, na s&eacute;rie mais pr&oacute;xima &agrave; sua faixa et&aacute;ria, frisou Ver&ocirc;nica.</p> <p>Para a coordenadora &eacute; importante que essa tem&aacute;tica seja discutida sempre que necess&aacute;rios com professores e diretores das escolas municipais onde os programas funcionam, pois s&oacute; assim os resultados e as trocas de experi&ecirc;ncias v&atilde;o servindo para aprimorar cada vez mais os trabalhos.</p> </div> <div align="justify">Segundo Ver&ocirc;nica Rocha os Programas de Corre&ccedil;&atilde;o de Flux do Instituto Ayrton Senna Se Liga Brasil e Acelera Brasil, possuem objetivos comuns, s&atilde;o tecnologias desenvolvidas para corrigir o fluxo escolar dos alunos na faixa et&aacute;ria de 9 a 14 anos de idade, do 2&ordm; ao 4&ordm; ano do Ensino Fundamental.&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Ainda de acordo com ela, a Corre&ccedil;&atilde;o de Fluxo proposta pelos Programas Se Liga e Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, baseia-se em dois eixos indissoci&aacute;veis: o maior ajuste idade/s&eacute;rie poss&iacute;vel e a garantia de condi&ccedil;&otilde;es de aprendizagem para prosseguimento na vida escolar.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A coordenadora informou tamb&eacute;m que no decorrer do ano, o professor recebe a visita semanal de um supervisor, e este por sua vez, conta com a assist&ecirc;ncia t&eacute;cnica de um coordenador municipal, e o programa, como um todo, conta com assist&ecirc;ncia t&eacute;cnica de uma equipe especializada pela coordena&ccedil;&atilde;o geral do IAS.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A mesma disse ainda que os programas s&atilde;o monitorados atrav&eacute;s de mecanismos formais de acompanhamento e controle. Esses instrumentos produzem informa&ccedil;&otilde;es atualizadas, de forma permanente, sobre o progresso de cada turma, o desenvolvimento de cada professor e a atua&ccedil;&atilde;o de cada supervisor em cada munic&iacute;pio. Atualmente, o munic&iacute;pio de Picos atende 180 crian&ccedil;as na Corre&ccedil;&atilde;o de Flux, distribu&iacute;dos em 12 turmas, sendo 5 turmas de Se Liga Brasil e 7 de Acelera Brasil.</div>
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