Geral
EVENTO NO PIAUÍ SHOPPING
Após fracasso de público e vendas, SaLiVaG deve voltar para o estádio Helvídio Nunes
Apenas o show de encerramento com o cantor, Geraldo Azevedo, atraiu um público a altura do evento
João Paulo - 03/12/2018
Foto/ Portal O Povo
Apenas o show de Geraldo Azevedo conseguiu atrair público no VI SaLiVaG

Um desastre. Esse foi o resultado da experiência da administração municipal de transferir o Salão do Livro do Vale do Guaribas (SaLiVaG), do Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, próximo ao Centro da cidade, para o estacionamento do Piauí Shopping Center, na BR 316, nas imediações do bairro Belo Norte. Em sua VI Edição o evento recebeu um público irrisório e teve vendas baixíssimas em relação às edições anteriores.

A lamentação foi geral especialmente entre os barraqueiros e vendedores de livros. “No ano passado eu apurava em torno de mil reais por noite e aqui teve noite de eu não chegar a apurar nem cem reais”, lamentou o proprietário de um das barracas. Esse mesmo discurso foi compartilhado pelos vendedores de livros que após venderem em torno de seis mil exemplares na edição passada, conforme números da organização do evento, viram agora os volumes ficarem encalhados nos stands de vendas.

Nem mesmo o auditório onde aconteceram as palestras recebeu uma quantidade expressiva de pessoas. Se no evento passado as inscrições se esgotaram 20 dias antes do seu início e foi necessário ampliar a quantidade assentos de 300 para 450, no VI SaLiVaG sobraram cadeiras vazias. Até a palestra do renomado repórter da Rede Globo, Francisco José, recebeu um público bem abaixo do esperado.

Esse mesmo panorama foi verificado nas quatro primeiras noites de shows musicais que faziam parte da programação do Salão do Livro do Vale do Guaribas. Banda Sambatom, In The Clouds, Juliana Guedes e Vanderley Soares se apresentaram para pouquíssimas pessoas. “Eles cantaram praticamente só para a gente”, disse um barraqueiro.

O ponto positivo do evento foi a apresentação do cantor, Geraldo Azevedo, no encerramento na noite deste domingo (02). O show não chegou a salvar o VI SaLiVaG. Mas atraiu um grande público que para alegria dos barraqueiros lotou a praça de alimentação pela primeira vez nessa edição do evento literário. “Hoje sim parecia com o SaLiVaG do ano passado”, comemorou.

(Foto/ Portal O Povo/ Somente no encerramento do evento a praça de alimentação ficou lotada)

Outro lado

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), não compareceu ao encerramento do Salão do Livro do Vale do Guaribas. Mas durante a abertura da programação ele explicou que a transferência do SaLiVaG do estádio municipal para o Piauí Shopping Center seria entre outras coisas por conta do sucesso obtido quando da realização do São João no espaço privado. Ele também classificou a mudança como uma experiência e frisou que em caso de insucesso o retornaria para o Helvídio Nunes de Barros.

“Muita gente vai se queixar porque não é tão Centro como antes, mas nós já fizemos um evento aqui. Fizemos o São João e muitas pessoas elogiaram e pediram que se repetisse os eventos aqui e estamos fazendo com o Salão do Livro essa experiência. Se der certo nós vamos continuar aqui ou então se for o caso, a gente perceber que não é o ideal, a gente volta para onde estava. Mas é uma experiência que está se fazendo”, justificou o prefeito de Picos em entrevista a rádio FM Cidade Modelo.

Caso o prefeito cumpra essa promessa, tudo indica que a VII Edição do SaLiVaG acontecerá no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

Facebook
Publicidade