Municípios
1ª PROMOTORIA
MP investiga prefeito de Dom Expedito Lopes por compra de passagem aérea para primeira-dama com recursos da Prefeitura
A denúncia partiu da Câmara de vereadores
Da Redação - 25/09/2019
Foto/ Portal O Povo
Prefeito, Valmir Barbosa, e Valdivia Barbosa de Moura

O Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, Maurício Gomes de Souza, determinou a realização de diligências e outras providências no intuito de apurar a denúncia de que o prefeito do município de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo (PDT), teria efetuado a compra de passagem aéreas, com recursos da Prefeitura, para sua esposa, a primeira-dama, Valdivia Barbosa de Moura.

“Desta feita, solicite-se informações sobre os fatos ao controlador geral de Dom Expedito Lopes/PI, bem como cópia do contrato administrativo firmado com a empresa Aerovip Viagens E Turismo Ltda”, determinou o Promotor de Justiça em despacho publicado no último dia 18 de setembro.

Maurício Gomes de Souza também determinou que seja feita uma pesquisa SAGRES, que é um sistema de prestação de contas eletrônica para os municípios e seus órgãos junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/ PI).

“Bem como [seja pesquisado] sobre outros empenhos e pagamentos realizados àquela empresa entre janeiro a setembro de 2019”, completou o Promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, Maurício Gomes de Souza.

(Foto/ Reprodulção/ Despacho do Promotor Maurício Gomes de Souza que determina diligências)

Essa notícia, que culminou com a abertura do processo 000993-361/2019, chegou ao Ministério Público Estadual através de uma denúncia formalizada pela Câmara de vereadores do município de Dom Expedito Lopes no último dia 12 de setembro.

“Trata-se de notícia oriunda da Câmara Municipal de dom Expedito Lopes, na qual informa ter o Prefeito Municipal utilizado erário público para custeio de passagens aéreas de sua esposa, Maria Valdivia Moura, fato que, confirmado, pode ensejar atuação ministerial”, pontuou o Promotor de Justiça no despacho.

Outro lado

Nossa reportagem tentou entrar em contato com o prefeito, Valmir Barbosa, para ele comentar a denúncia da Câmara, mas o Chefe do Poder Executivo Municipal de Dom Expedito Lopes não foi localizado.

(Foto/ Reprodução/ Balancetes com as despesas das pasagens áreas, sendo duas em nome da primeira-dama)

(Foto/ Reprodução/ Comprovantes de transferência para a empresa que vendeu as passagens)

Matéria Relacionada:

Vereadores de Dom Expedito Lopes denunciam que primeira-dama fez viagem a Brasília com passagens pagas com recursos públicos

Facebook
Publicidade